Tempo de Cordel

Este blog tem como objetivo contribuir para a divulgação do projeto de pesquisa desenvolvido por professores e alunos da Universidade Estadual de Londrina - Literatura popular: os folhetos de cordel da Biblioteca Central/UEL; pesquisa, preservação e divulgação.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Visita ao Instituto de Estudos Brasileiros na USP

O Projeto Tempo de Cordel esteve na cidade de São Paulo visitando o Instituto de Estudos Brasileiros na Universidade de São Paulo.
(confira o site do IEB-USP aqui!)


Durante a visita conhecemos o acervo do Instituto e pudemos ter acesso aos mais diversos materiais (desde livros, passando por quadros, objetos pessoais e escritos) de grandes nomes como Mário de Andrade, Anita Malfatti, Graciliano Ramos, entre outros).


Outro momento muito interessante do passeio foi a oportunidade de conhecer o funcionamento do acervo. Pudemos observar a forma de organização, de preservação, de restauração, os mecanismos de climatização e as formas de catalogação de todos os materiais disponíveis ali.


Integrantes do grupo na USP.


Momento para o café!


Visita ao MASP e à Avenida Paulista.



Conhecendo o funcionamento do acervo do IEB.



o Instituto de Estudos Brasileiros na USP.

Oficina de Literatura de Cordel para os alunos do Colégio Feijó

Em Novembro de 2010 o Projeto Tempo de Cordel esteve na Escola Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina, para conversar com os alunos sobre Literatura de Cordel.
Izabel e Sueli falaram sobre a importância da literatura popular, apresentaram os folhetos aos alunos e leram um pouco para que eles pudessem conhecer esse tipo de Literatura.
Em seguida, a Cláudia entrou com sua tradicional oficina de xilogravura, explicando o que é esta técnica e como ela está ligada à Literatura de Cordel, para que os alunos pudessem fazer suas próprias xilos!



Xilogravuras feitas pelos alunos penduradas para secar.

Bel e Claúdia com os alunos prensando as matrizes de isopor contra o papel para imprimir as xilos!


Os alunos do Colégio Feijó em suas atividades.




Bel e Sueli decorando a sala com folhetos.







Oficina de Literatura de Cordel na BCUEL para comemorar a Semana do Livro

Na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (23 a 29 de outubro de 2010) a Biblioteca Central da UEL contou com uma programação especial recheada de Literatura de Cordel!


A Exposição Tempo de Cordel foi montada e ficou exposta aos usuários da Biblioteca durante toda a semana, com muita cor, informação e folhetos e xilogravuras expostas!


No dia 26 o pessoal do projeto esteve na biblioteca para minstrar uma oficina. O tema foi "Tempo de Cordel: Pesquisas no Acervo da BC/UEL". A professora Raimunda falou sobre a importância da Literatura Popular e, em seguida, a Cláudia falou sobre a xilogravura para que todos pudessem fazer suas próprias xilos com matrizes de isopor.



Professora Raimunda falando sobre Literatura de Cordel aos funcionários e bibliotecários da BC/UEl. Estavam presentes também os participantes do projeto: Izabel, Claudia, Isadora, Patrício, Paulo e Sueli


O pessoal da Biblioteca exibindo suas xilos!!



Oficina de Literatura de Cordel para oa alunos do Colégio Polivalente

Confira as fotos de mais uma oficina sobre Literatura de Cordel no Colégio Polivalente na cidade de Londrina.
A oficina aconteceu no dia 28/10/2010 e estavam presentes a Cláudia, que ensinou aos alunos sobre xilogravura, e a Sueli e o Patrício, que falaram sobre Literatura de Cordel e sua importância!



Alunos do Colégio Polivalente lendo os Folhetos de Cordel.

Alunos do Colégio Polivalente lendo os Folhetos de Cordel.