Tempo de Cordel

Este blog tem como objetivo contribuir para a divulgação do projeto de pesquisa desenvolvido por professores e alunos da Universidade Estadual de Londrina - Literatura popular: os folhetos de cordel da Biblioteca Central/UEL; pesquisa, preservação e divulgação.

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Seminários



Os integrantes do Grupo de Pesquisa em Literatura de Cordel têm apresentado semanalmente seminários sobre suas pesquisas, discutindo os temas escolhidos durante as reuniões e compartilhando com o grupo informações, dúvidas e sugestões.

Alguns seminários já apresentados:

Waldir apresentou o primeiro capítulo da sua tese de mestrado, discorrendo sobre a Literatura de Cordel, sua história e suas origens.

Amanda apresentou o seminário Olhar sob o negro na Literatura de Cordel”, e falou sobre a presença do negro na Literatura popular e o preconceito.

Luciano apresentou sua tese "A Literatura de Cordel como mediação para o estudo da Literatura Popular." Explicando o que é a Literatura de Cordel e como utiliza-la como meio para o entendimento da literatura popular.

Isabella apresentou o seminário sobre sua iniciação científica. Ela está pesquisando os títulos dos folhetos, analisando o lado criativo deles e a relação com os textos.

Ieda apresentou seu seminário sobre sua iniciação científica. Ela está fazendo um estudo comparativo sobre as invocações na literatura de Camões e em Ilíada e Odisséia, e as invocações na Literatura de Cordel.

Paulo apresentou seu seminário: O cangaço e o sertão nacional: Deus e o Diabo na Terra do Sol e a Literatura de Cordel. Ele analisa o retrato do homem e do cangaço no filme de Glauber Rocha e nos folhetos de Cordel.

2 Comments:

  • At 4:10 PM, Anonymous Anônimo said…

    Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

     
  • At 8:23 AM, Blogger Rosilene Melo said…

    Foquei muito feliz em conhecer o trabalho excelente que fazem na UEL. Parabéns!!!

     

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home