Tempo de Cordel

Este blog tem como objetivo contribuir para a divulgação do projeto de pesquisa desenvolvido por professores e alunos da Universidade Estadual de Londrina - Literatura popular: os folhetos de cordel da Biblioteca Central/UEL; pesquisa, preservação e divulgação.

quinta-feira, maio 06, 2010

Conversa com Professor Carcará

Professor Carcará conversou com o grupo de pesquisa sobre as imagens impressas nas capas dos folhetos. Na Biblioteca Central da UEL, dia 06 de maio de 2010

Carcará falou sobre as imagens e os tipos de impressões dessas imagens presentes nas capas dos folhetos.

Tipografia: Figuras ou letras são feitas em chapas metálicas e organizadas nas máquinas tipográficas, depois impressas em papel.

Clichê fotográfico: Imagem é gravada com ácido em uma chapa de metal, isso que cria um relevo e essa chapa é usada na máquina tipográfica.

Off-set: desenhos gravados em chapas de zinco e passados por uma máquina rotativa, pode fazer impressões coloridas.

Xilogravura: Imagens são talhadas em madeira e impressas em papel.

Impressão e Xeróx.

O professor explicou como identificar impressões de gravura feitas pela impressora ou máquina de xeróx em oposição a imagens impressas pela máquina tipográfica.

Finalmente, explicou sobre a xilogravura, explicando que o desenho pode ser identificado como xilo pelos traços feitos pelas goivas (ferramentas). As linhas são mais grossas, e normalmente o interior das imagens é preenchido. A xilogravura também têm menos detalhes.

Classificamos então as capas do folheto de acordo com o tipo de imagem e o tipo de impressão:

Xilogravura

Desenhos

Clichê-fotográfico

Off-set colorido

Vinhetas